quarta-feira, 29 de setembro de 2010

INTRODUÇÃO




Os meios de conservação e disseminação  do  tempo, sofreram  ao longo dos séculos uma grande evolução, marcada  pelo aperfeiçoamento constante  de  vários   dispositivos   bastante engenhosos e singulares em sua evolução.
Partindo-se do Sol como referência natural em função dos dias  e  das noites, os relógios de Sol  foram acompanhados  por outros que utilizavam o escoar de líquidos, areia ou a queima de fluidos, até se chegar aos dispositivos mecânicos que originaram as pêndulas.
Com a eletrônica e a descoberta do efeito piezoelétrico, os  relógios a quartzo passaram a servir como padrões,  evoluindo posteriormente  até  os atuais  padrões  de  Césio  e  Maser  de Hidrogênio.
Em  paralelo, a referência da rotação do nosso planeta também deixou de ser confiável e embora sua translação ainda seja utilizada  como referência para o Tempo das  Efemérides,  é  nos "Pulsar", estrelas de neutrons com pulsações bastante  regulares, que o homem busca agora, uma referência estável que seja imune as variações  de diversas origens observadas no interior do  Sistema Solar.
Em nosso País, desde o início de suas atividades no tempo do  Império e a partir de 1913, através de uma lei específica,  o Serviço   da   Hora  do Observatório  Nacional,   vem   gerando, conservando  e disseminando a Hora Legal  Brasileira,  seja  por meios  próprios  ou  através de emissoras de Rádio, TV  e  da EMBRATEL,  a todo o território nacional com diferentes níveis  de exatidão   e  confiabilidades.  O  atual  sistema,  com emissão centralizada  no  Rio de Janeiro, poderá ser aperfeiçoado e expandido,  beneficiando  toda  a comunidade  usuária  com   as transmissões  passando  a  provir de uma  nova  estação  emissora  em Brasília, sem que sejam extintos os trabalhos já existentes  nos locais atuais.
Neste  trabalho está resumida a evolução do relógio  ao longo  dos séculos, bem como os principais eventos associados  ao campo de Tempo e Freqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário